EQUIPE 5

NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA

Image

Fundação da Equipe: 07/04/1995
Casal Ligação: CLAUDIA E MARINILSON (NIL)
Casal Responsável: EDEMARA E MARCOS
Casais da Equipe:
ANA CRISTINA E ZE AUGUSTO
ANA LUCIA E SEBASTIAO
BENE E OSCAR
EDEMARA E MARCOS
MARCIA E JOVELINO
SANDRA REGINA E JOSE FRANCISCO


História da Equipe:


Em 07 de Abril de 1995 realizou-se a primeira reunião da Equipe 5, tendo como participantes os casais Oscar e Bene, Márcia e Jovelino, Edemara e Marcos, Cláudia e Marcelo, Simone e Ricardo. Contamos também com a presença do casal piloto Sandra e Roque (que pertenciam à Equipe 2) e o Padre Luiz Carlos de Souza, que passou a ser nosso Conselheiro Espiritual.

Como o nosso Conselheiro também estava assumindo como Pároco da então nova Paróquia da cidade, Paróquia Nossa Senhora da Esperança, assim também adotamos tal título como Padroeira da Equipe.

Foi muito difícil encontrar uma imagem da nossa padroeira, razão pela qual durante os primeiros anos tínhamos apenas um quadro com a imagem clássica portuguesa da Senhora da Esperança, que representa a Virgem Maria de pé com o menino Jesus sentado em seu braço esquerdo, segurando com a mão direita o pezinho dele. O Divino Infante aponta com a mãozinha direita para uma pomba (símbolo do Espírito Santo), que repousa sobre o braço direito de sua Mãe.

Também é muito conhecida a imagem com o Menino Jesus segurando uma âncora, que simboliza toda nossa Esperança e confiança em Deus. Existe ainda a versão da Imagem de Nossa Senhora com o Menino em pé, num ato de quem o oferece ao mundo.

Passado o tempo da pilotagem, o primeiro casal responsável da Equipe foi Bene e Oscar e a Equipe permaneceu com os casais iniciais por alguns anos, até que saíram os casais Cláudia e Marcelo e Simone e Ricardo.

Para completar a Equipe, o Padre Luiz Carlos trouxe dois novos casais seus paroquianos, que muito vieram a contribuir com a Equipe: Sandra e Francisco (que permanecem até hoje), e Selma e Edinho (que ficaram por alguns anos e depois saíram).

Também participaram conosco por um período não muito longo o casal Luciana e Alex.

Quando o Padre Luiz Carlos deixou sua paróquia aqui em Caçapava, passou a ser Reitor do Seminário Diocesano em Taubaté, e por algum tempo ainda continuou como Conselheiro, mas depois, devido a seus inúmeros compromissos, deixou a Equipe.

No período em que ficamos sem Conselheiro, fomos acompanhados pelo Casal Rita e Armando (na época responsáveis pelo Setor).

Logo em seguida convidamos o Padre José Eugênio de Faria Santos, que estava chegando a Caçapava para assumir a Paróquia Nossa Senhora da Ajuda, que prontamente assumiu como Conselheiro, e com a graça de Deus permanece na Equipe até 2017, sempre com muito carinho, empenho e dedicação para com a Equipe, mesmo depois de deixar Caçapava e passar a desenvolver suas atividades em Taubaté, no Santuário de Santa Terezinha.

No decorrer de mais alguns anos, ganhamos novos casais: Cássia e José Reis (que hoje já não estão mais na Equipe), Ana Lúcia e Sebastião e Ana Cristina e José Augusto.

Em 2012, o Monsenhor Eugênio teve um Ano Sabático, e quem acompanhou a Equipe foi o Conselheiro do Setor Padre Roger Matheus, a quem somos muito agradecidos e muito contribuiu para nossa caminhada.

Passamos por uma repilotagem no ano de 2014, sendo que o casal piloto foi Denise e Luiz Sérgio (Equipe 6), que muito acrescentaram à Equipe e por quem temos muito carinho. Este ano de 2017 a Equipe completou 23 anos, e esperamos com a graça de Deus e a proteção de Nossa Senhora da Esperança, estarmos sempre a caminho, buscando viver a comunhão, a unidade e a vontade de Deus em nossas vidas.