EQUIPE 8

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Image

Fundação da Equipe: 19/04/2000
Conselheiro da Equipe: CE IRMÃ JÚLIA
Casal Ligação: SIBELE E LUIZ CARLOS
Casal Responsável: GORETTI E PAULO
Casais da Equipe:
ADRIANA E MARCIO
EDNA E JOSÉ CLODOALDO
GORETTI E PAULO
ISAURA E FRANCISCO (CHICO)
MONICA E URBANO
NEIDE E ANDRE
SIMONE E ALEXANDRE


História da Equipe:


Parece que foi ontem, quando no dia 19 de abril de 2000, em um almoço muito saboroso, após a primeira reunião formal, na casa do Roque e da Sandra, casal que foi nosso piloto, celebramos a fundação da nossa equipe. Nosso primeiro CRE foi Madalena e Amadeu. Também fizeram parte como casais fundadores: Edna e Clodoaldo, Goretti e Paulo, Neide e André, Adriana e Márcio, Mônica e Urbano. Nossa conselheira, naquele momento inicial, foi a querida Irmã Helena.

Mas a caminhada começou antes. Muitos de nós já tínhamos uma vida ligada à igreja e à Fé no Cristo. Porém fomos apresentados ao Movimento principalmente pelo casal Dolores e Amadeu, que nos acolheram em sua casa para a primeira experiência comunitária. Daí foi aumentando o calor gostoso gerado pelo chamamento do Senhor para o nosso crescimento no amor conjugal, na família e no conhecimento da importância da vida comunitária de equipe – a ajuda mútua como força a nos ligar.

Roque e Sandra, nosso querido casal piloto, iniciaram-nos nos fundamentos do movimento das Equipes de Nossa Senhora. O Carisma, a Mística e a Espiritualidade do Movimento. Depois fomos apresentados, durante várias etapas, aos PCE’s- pontos concretos de esforço.

Nossa caminhada tem sido feita de fatos marcantes. Logo nos primeiros anos tivemos a perda de Amadeu da Madalena. Quando ele atendeu ao chamado do Senhor fomos pegos de surpresa, mas foi intenso, pois a equipe se aproximou na necessidade de apoio à Madalena. Pouco depois, a D. Madalena, nossa querida amiga, optou por nos deixar, mas ficou a marca na nossa comunidade. Sempre será uma de nós.

Também tivemos a chegada da Isabelle e da Rebeca, filhas da Neide e do André. As duas nasceram no nosso meio. E se juntaram a Pedro e João Otávio, Flávia, Stella e Lúcia, Matheus e Alexandra, Fabiano e Natália, e ainda a Amanda a primeira filha do casal Neide e André. Nossas reuniões sempre foram muito agitadas por causa dessa moçadinha. Muita pintura em papel e revistas, brinquedos, muitas horas de Cartoon Network ....

Uma vez nossa reunião fugiu do padrão. Reunimo-nos no horto florestal, em Campos do Jordão. Foi uma manhã de oração e nossa refeição foi um gostoso piquenique entre árvores daquele local privilegiado por Deus.

Os anos se passaram e já em setembro de 2009 o setor completou nosso time. Chiquinho e Isaura, Alexandre e Simone trouxeram sangue novo à nossa equipe. Esse sangue novo reacendeu em nós a motivação e reforçou nossos laços. Agradecemos a Deus a chegada desses casais que reanimaram nosso grupo. Hoje temos dificuldade de lembrar quando foi isso, pois parece que sempre estivemos juntos. E quando a maioria da equipe já começa a se preparar para sermos avós, que ainda não somos, chega para nossa alegria a Marina da Simone e Alexandre que é o xodó de todos hoje. 

Mas a roda gira, o mundo dá voltas. Depois de 13 anos juntos, o Senhor decide que a missão da irmã Helena, nossa super-conselheira, deveria ser nos arredores de Brasília. Até uma equipe estava à espera dela por lá. Estivemos com a sensação de vazio no nosso meio. Rapidamente o senhor nos mostrou o caminho e nos presenteou com o frei Deonir. Momentos importantes passamos juntos e todos ficamos marcados por esse breve período em que ele esteve conosco. Logo após, um novo grande presente de Deus, por intercessão de Nossa Senhora da Conceição,fomos agraciados por ter entre nós, como nosso SCE o Frei Aloísio de Oliveira, que tanta densidade trouxe a nossas reuniões naquele ano de 2016. 

Bem estaríamos, como se diz “com os Deuses”, se não fosse um novo chamado para missão. Agora o Frei Aloísio que fora chamado para ser o Provincial dos Freis, eis que surge então a oportunidade de uma nova Irmã nos acompanhar. Ela que viveu ao lado da Irmã Helena, agora tem nos acompanhado nesta contínua caminhada de fé. Estamos falando da Irmã Júlia Irio.
É como voltar no tempo, as dinâmicas que antes nos eram passadas pela Irmã Heleninha voltaram com a Irmã Julia, fazendo-nos refletir sobre a nossa vida pessoal, em família e em comunidade, sempre buscando o crescimento da nossa fé, na igreja e no Cristo.

Com estes irmãos de caminhada, temos vivido, ao longo destes 19 anos, vários momentos de felicidade e de preocupações - empregos, doenças, questões com os filhos etc. Enfim, nada disso nos tirou o foco de continuar a caminhada. Temos nos fortalecido em cada momento de dificuldade que um ou outro componente esteja passando. Hoje nos sentimos mais fortes. Temos a certeza de que a caminhada em comunidade, junto a esses nossos irmãos, nos sustenta. O amor é mútuo entre nós!