QUEM SOMOS

Equipes de Nossa Senhora (ENS) é um movimento da Igreja Católica, formada por casais que buscam no Sacramento do Matrimônio um ideal de vivência cristã e reunidos em nome de Cristo, buscam a espiritualidade conjugal. Nós casais equipistas, por conhecermos as nossas fraquezas, dificuldades e a insuficiência de nossos esforços isolados, nos reunimos em Equipes sob a proteção de Nossa Senhora e que, através de pontos concretos de esforço (PCEs), procuramos progredir, como casal, família, no amor de Deus e do próximo.

É um movimento Cristocêntrico, que tem Nossa Senhora como modelo de fé e constante intercessão.

As Equipes são constituídas por cinco a sete casais unidos pelo Sacramento do Matrimônio, e são assistidos por um Sacerdote Conselheiro Espiritual.

A palavra "Equipe", preferida a qualquer outra, exprime claramente o espírito e a unidade necessários para a busca de um desejo comum; porque os casais fazem esforços juntos e se ajudam mutuamente, preocupando-se uns com os outros, com o seu progresso espiritual e humano.

E de "Nossa Senhora", porque o Movimento é colocado sob a proteção de Maria, porque ela conduz ao Cristo, que é o centro da vida espiritual dos equipistas. Maria é para nós, pela sua submissão à vontade de Deus, um exemplo perfeito da docilidade ao Espírito Santo. A "ENS" é um movimento de leigos reconhecido pelo Vaticano, de amplitude mundial, existente em mais de 78 países.



ORGANIZAÇÃO

Equipe não pode viver isolada... O Movimento das Equipes de Nossa Senhora possui uma organização destinada a coordenar, animar, apoiar, servir e manter a sua unidade. Essa unidade é constituída e formada pelo desejo de progredir juntos na fidelidade ao espírito e aos seus métodos.

Na Super Região Brasil, temos atualmente mais de 3000 equipes, formadas por mais de 20 mil casais e 1700 sacerdotes que acompanham cada uma das equipes. Esta é dividida em Províncias, no qual estamos inseridos na Província Sul I, que por sua vez é dividida por Regiões, entre elas a Região São Paulo Leste I (que se agrupam os Setores).


SETOR CAÇAPAVA

A circunferência sob a qual estão os demais símbolos faz referência ao mundo, lugar de ousar o evangelho e onde estão inseridos os casais. Lembra-nos o pão repartido, a nova e eterna aliança, a Eucaristia, lugar de encontro com Jesus, onde nossa fé se solidifica.

A cruz, recorda o gesto de maior expressão do amor de Deus por nós. Algo que ultrapassa os limites da circunferência, pois assim, é o amor divino, sem limites e no qual os casais aprendem a viver o amor conjugal. A cor azul lembra a humanidade de Jesus e seu mistério de encarnação, que se realiza por Maria. Pela cruz, deixa-se claro, a característica cristológica do Movimento.

A Palavra de Deus, expressão dos pontos concretos de esforço da escuta e meditação.

A aliança expressão da conjugalidade, da fidelidade e de tudo aquilo que o casal assumiu diante do altar no Senhor, no dia do consentimento sacramental.

O casal demonstra a natureza do Movimento, que é ajudar os casais a viver plenamente o sacramento do matrimonio. No olhar de um para com o outro, se constrói a oração conjugal, o dever de sentar-se, bem como, a regra de vida, que os ajudará a alcançar a santificação.

Logotipo próprio das ENS, que coloca o Setor de Caçapava em comunhão com o Movimento presente no mundo todo, sob a proteção de Nossa Senhora de Guadalupe.

Padre Kleber Rodrigues da Silva

Nós somos o Setor de Caçapava (Nossa Senhora de Guadalupe), atualmente constituído por 16 Equipes. Saiba mais aqui.


Para mais informações:

Site oficial da ENS no Brasil

História do Movimento das ENS

Equipes pelo Brasil

Facebook - Equipes de Nossa Senhora Super Região Brasil

CARTA MENSAL DIGITAL